A polissonografia é um exame que avalia como está a qualidade do seu sono. Ela ajuda a identificar distúrbios como apneia do sono, roncos intensos, paradas respiratórias, sono agitado e outras alterações que afetam sua saúde e bem-estar.
Existem diferentes tipos de polissonografia, que variam de acordo com a quantidade de informações registradas durante o sono. A seguir, explicamos as versões tipo 3 e tipo 4, que são exames mais simples e realizados no conforto da sua casa.
A polissonografia tipo 3 é indicada principalmente para investigar casos de apneia obstrutiva do sono, especialmente em pessoas que apresentam sintomas como ronco alto, cansaço durante o dia e sono não reparador.
Você leva um equipamento portátil para casa, que é ajustado à noite, antes de dormir. Ele é confortável, não causa dor e registra diversos sinais do seu corpo enquanto você dorme.
Esse é o exame mais simples entre as polissonografias. Costuma ser utilizado como exame de triagem inicial, ou seja, para identificar se existe algum distúrbio respiratório do sono que justifique uma investigação mais completa.
A apneia do sono não tratada pode causar diversos problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, dificuldade no controle do peso, falhas de memória e até risco aumentado de infarto e AVC. Piora de doenças como asma e DPOC, se presentes. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhores os resultados do tratamento.
Se você sente cansaço mesmo dormindo (sono não reparador), ronco alto e frequente, tem dor de cabeça pela manhã ou possui pausas respiratórias durante o sono observadas pelo parceiro, converse com nossa equipe. A polissonografia pode ser o primeiro passo para recuperar sua energia e sua qualidade de vida.
2024 © Dra. Natália Gomes | Todos os direitos reservados.